menu

Entrevistas


ENTREVISTA COM José Murilo de Carvalho


Alexandre Camargo e Mauro Amoroso

ENTREVISTA COM Carlos Barros


Alexandre Camargo, Fernando G. P. Vieira, Mauro Amoroso & Richard N. de Paula | Tradução de Júlio César Barreto Rocha – UNIR

ENTREVISTA COM Flávia Maria de Carvalho


Carolina Bezerra Machado

ENTREVISTA COM Ana Paula Rebelo Correia

Ana Paula Rebelo Correia é doutora em História da Arte pela Université Catholique de Louvain, com Agregação em Metodologia das Artes Plásticas. Atualmente é professora da Escola Superior de Artes Decorativas (ESAD) da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, leciona na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) e integra a comissão científica do Instituto de História da Arte (IHA) da mesma faculdade, onde também atua como pesquisadora. É co-autora de Azulejos, estuques e tectos do Palácio de Belém (2005), A Casa dos Azulejos de Cascais, De Palácio dos Condes da Guarda a Paços do Concelho (2010) e possui artigos publicados em revistas científicas sobre iconografia medieval, iconografia de Lisboa, iconografia no patrimônio integrado e iconografia greco-romana nas artes decorativas portuguesas. Nessa entrevista, Ana Paula Rebelo Correia discute aspectos de sua obra, debate temas ligados ao estudo do azulejo e aponta caminhos para a iconografia e o diálogo com as imagens.


Palavras-chave: -

Daniel Precioso
Mestrando em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

ENTREVISTA COM Francisco Carlos Teixeira

Rodeado de esculturas, pinturas, lembranças de viagens pelo mundo e livros – muitos livros. É nesse ambiente pacífico e aconchegante que somos recebidos por Francisco Carlos Teixeira, ou simplesmente Chico Carlos. Antes mesmo de ligarmos os gravadores, a conversa já flui tranquilamente. Os temas principais são os livros, a mídia, as novas tecnologias, as fontes e o WikiLeaks – assuntos bastante caros ao criador do Laboratório de Estudos do Tempo Presente da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Apesar de estar recém-aposentado da universidade, o professor de História Contemporânea continua em atividade constante, seja pesquisando em arquivos pelo mundo (estava prestes a viajar para a Alemanha), seja participando de debates televisivos, orientando alunos ou concedendo entrevistas. Sempre perspicaz e por vezes polêmico, Chico Carlos respondeu paciente e brilhantemente às nossas questões, que com certeza esclarecerão os limites e possibilidades deste Dossiê, intitulado “Guerras, Conflitos e Tensões”.


Eric Brasil Nepomuceno e Gefferson Ramos

ENTREVISTA COM Carlos Gabriel Guimarães


Eric Brasil Nepomuceno e Hevelly Acruche

ENTREVISTA COM José Augusto Pádua


GEFFERSON RAMOS RODRIGUES

ENTREVISTA COM Cristina Scheibe Wolff


Juliana Magalhães* dos Santos e Talita Nunes Silva**

ENTREVISTA COM Jaime L. Benchimol


Leonardo Arruda, Cecília Chagas de Mesquita & Francisco dos Santos Lourenço

ENTREVISTA COM Paulo Cavalcante de Oliveira Junior

Licenciado em Historia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestre em História Social pela
Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2002). É
professor adjunto e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui experiência consolidada com ênfase em História do Brasil Colonial, Historiografia e Ensino de História.


Palavras-chave: -

Letícia Ferreira & Lincoln Marques dos Santos

ENTREVISTA COM Benito Bisso Schmidt


Palavras-chave: -

Manuela Areias Costa
Mestranda em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e editora da Revista Cantareira (UFF)

ENTREVISTA COM Marly Motta

Doutora em História com a tese O Rio de Janeiro continua sendo… de cidade-capital a Estado da Guanabara, pesquisadora plena do CPDOC/FGV e renomada pesquisadora da História Política do Rio de Janeiro. Responsável por importantes obras de referência para a História de nossa cidade, como Saudades da Guanabara, e A construção de um estado: a fusão em debate, foi por nós convidada para realizar essa entrevista especial sobre o debate em torno da questão da recriação do Estado da Guanabara.


Palavras-chave: -

Marcelo Abreu e Fernando G. P. Vieira

ENTREVISTA COM Alexandre Carneiro Cerqueira Lima

Entrevista


Mariana Figueiredo Virgolino

ENTREVISTA COM Patrick Rice


MARIO AYALA
Instituto Interdisciplinario de Estudios e Investigaciones sobre América Latina, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires. Becario doctoral SeCyT-UBA

ENTREVISTA COM Janice Perlman


Mauro Amoroso & Mário Brum

ENTREVISTA COM Ciro Flamarion S. Cardoso

Em meados do século XX, mais ou menos entre 1955 e 1975, ficou evidente, para muitas pessoas, que estavam ocorrendo mudanças muito profundas no mundo que se conhecia. Não apenas no próprio capitalismo, com o tempo isso acabou sendo chamado de revolução informacional, já visível naquela época, a exemplo dos satélites de comunicação, do computador, já mostrando sua importância instrumental em certos setores.


Revista Cantareira

ENTREVISTA COM Marcos Alvito


Revista Cantareira

ENTREVISTA COM Guilherme Pereira das Neves


Revista Cantareira

ENTREVISTA COM Ronaldo Vainfas

Em entrevista a Cantareira, este carioca nascido em 1956 e professor titular do Dptº de História da UFF desde 1978, vai falar sobre sua formação, autores que o influenciaram, suas publicações recentes, lacunas historiográficas, representação estudantil e muito mais nesta entrevista imperdível.


Revista Cantareira

ENTREVISTA COM Eduardo Morettin

entrevista7


Vinicius Alexandre Rocha Piassi e Renata Silveira Dutra